Localizar um Concessionário Marcar um Test-drive Configure o seu Toyota O Meu Toyota

Arranque na 4ª linha da grelha nas 24h Le Mans

83ª edição das 24h de Le Mans

A edição 83ª das 24h de Le Mans marca um importante marco na história do desporto automóvel da TOYOTA, comemorando-se os 30 anos desde a primeira participação oficial nas 24 Horas de Le Mans.

16-06-2015

A edição 83ª das 24h de Le Mans marca um importante marco na história do desporto automóvel da TOYOTA, comemorando-se os 30 anos desde a primeira participação oficial nas 24 Horas de Le Mans. Após cumpridas todas as sessões de qualificação os dois TS040 Hybrid vão partir da 7ª e 8ª posição, ocupando a 4ª linha da grelha de partida, sendo a 42ª partida para a Toyota, nas últimas três décadas.

Tal como aconteceu na quarta-feira, na primeira qualificação a equipa colocou todo o seu foco na preparação para a corrida, utilizando as 4h de qualificação na melhoria do carro para a longa corrida. Outro foco prioritário foi a escolha e performance dos pneus que vai ter um papel fundamental na corrida deste fim de semana.

A grelha de partida em Le Mans é definida pelo tempo mais rápido em qualquer 1 das 3 sessões de qualificação e, com apenas um treino livre durante toda a semana, as 6h de qualificação representam também uma oportunidade valiosa para trabalhar na performance para a corrida.

TOYOTA arranca na 4ª linha da grelha
TOYOTA arranca na 4ª linha da grelha

O TS040 Hybrid mais rápido foi o #2 de Alex Wurz, Stéphane Sarrazin e Mike Conway que fez o 7º tempo mais rápido. A volta mais rápida foi realizada na noite de quarta-feira, com Stéphane ao volante ficando a 6.6 segundos da pole.

O carro #1, com os Campeões Mundiais ao volante, Anthony Davidson e Sébastien Buemi, juntamente com o vencedor da pole da edição anterior de Le Mans Kazuki Nakajima, vão arrancar na 8ª posição. Kazuki também foi o piloto mais rápido ao volante do #1, conquistado o melhor tempo também na quarta-feira, a apenas 0,224 segundos do outro TS040 Hybrid.

Apesar dos receios de mau tempo, a segunda qualificação iniciou com um tempo quente e húmido, transitando para piso seco seguindo novamente a chuva, obrigando a interrupção, tal como aconteceu nos treinos de quarta-feira e no teste oficial realizado no passado mês.

Mas a sessão chegou a um fim muito rápido devido a uma situação de bandeiras vermelhas durante a noite após um acidente de carro GT. Isso significou que a 3º sessão de qualificação foi prorrogada.
Com o pôr-do-sol e a pista seca, as condições pareciam promissoras, mas os tempos por volta de todos os LMP1 ditavam que seria muito difícil aos pilotos melhorarem a sua qualificação.

Apesar de um longo período de bandeira vermelha, os TS040 Hybrid completaram os seus programas à medida que a bandeira axadrezada surgiu, terminando dois dias intensos de afinações e testes. O próximo passo da TOYOTA GAZOO Racing esta prevista para amanha, sábado, com warm-up durante a manha e seguido do arranque das 24h de Le Mans às 15.00 horas.

Toshio Sato, presidente da equipa: "Em primeiro lugar, gostaria de dar os parabéns à Porsche pela impressionante pole position. Foram muito rápidos na qualificação e não conseguimos acompanhar o seu ritmo. A TOYOTA GAZOO Racing tem trabalhado muito profissionalmente para a otimizar e afinar os carros para a corrida, por essa razão temos vindo a testar várias hipóteses de afinação e sobretudo analisamos em pormenor o comportamento dos pneus e a sua degradação.

Estou certo que vamos ver os resultados deste trabalho na corrida. Espero que a diferença seja menor do que na qualificação. A equipa tem trabalhado arduamente para estar tudo pronto para Le Mans e vamos utilizar o pouco tempo que resta para concluir os preparativos finais, para garantir que ambos os TS040 Hybrid estão na melhor condição para o fim de semana. Vai ser uma corrida emocionante, estou certo!
".

TS040 HYBRID #1
Anthony Davidson / Sébastien Buemi / Kazuki Nakajima
1ª Qualificação (quarta-feira) (3:23.767) 25 voltas
2ª Qualificação (quinta-feira) (3:25.233) 20 voltas
3ª Qualificação (quinta-feira) (3:24.562) 30 voltas
Qualificação : 8º
TS040 HYBRID #2
Alex Wurz / Stéphane Sarrazin / Mike Conway
1ª Qualificação (quarta-feira) (3:23.543) 23 voltas
2ª Qualificação (quinta-feira) (3:26.380) 15 voltas
3ª Qualificação (quinta-feira) (3:23.738) 29 voltas
Qualificação : 7º
A nossa política de privacidade

Utilizamos cookies no nosso site para lhe prestarmos um melhor serviço.  Se concorda, continue a usar o site, ou então veja como gerir as cookies.