Localizar um Concessionário Marcar um Test-drive Configure o seu Toyota O Meu Toyota

A História do RAV4

Um SUV que mudou as regras.

Na maioria das inovações, questionamos sempre de como é que ninguém tinha pensado na ideia antes. Poderia ter um minúsculo leitor de MP3 de bolso com centenas de álbuns prontos para serem ouvidos, ou talvez uma câmara no telemóvel que permitiria encontrar uma paixão pela fotografia que nunca soubemos que tínhamos.

Em 1989, no Salão Automóvel de Tóquio, a Toyota apresentou ao mundo um novo conceito de carro, e foi a partir desse dia que nasceu o segmento dos SUV com a criação de um veículo polivalente, dinâmico e sobretudo divertido de conduzir; e assim nasceu o conceito na Toyota de Veiculo Recreativo Activo de 4 rodas motrizes.

Felizmente, agora sabemos que é o Toyota RAV4 – Recreational Active Vehicle 4 wheel drive.

/
O primeiro SUV compacto

Antes do seu lançamento, as pessoas pareciam contentes com as escolhas que tinham feito para os seus próximos carros. Poderia ser um carro familiar compacto ou sedan, ou mediante as necessidades precisavam de um veículo mais todo-o-terreno, então escolheriam qualquer todo-o-terreno 4x4 que estavam disponíveis no mercado.

Assim que o RAV4 foi lançado em Maio de 1994, o público imediatamente teve outra opção de escolha, de um dia para o outro, a Toyota simplesmente criou um novo segmento, o dos SUV Crossover Compactos.

/

Agora, podemos aproveitar o melhor dos dois mundos. Um carro prático, com capacidade para transportar 4 passageiros confortavelmente, construído numa estrutura de chassis e carroçaria integrado e capaz de proporcionar uma condução dinâmica e divertida. Mas se o terreno ou as condições climatéricas piorarem temos a garantia de uma posição elevada de condução e uma capacidade de progressão de um 4x4.

Foi um sucesso imediato, os clientes adoraram a maneira como o RAV4 os desafiou. Com um estilo muito próprio, uma estrutura de proteção resistente e um motor a gasolina potente de 2 litros e 16 válvulas que normalmente estavam associados aos familiares compactos mais desportivos, a Toyota viu-se obrigada a duplicar a sua produção para acompanhar as encomendas.

Aumento da gama

Inicialmente o RAV4 era disponibilizado num formato de duas portas, mas dois anos depois (1996) a gama cresceu para incluir uma versão de quatro portas com o mesmo motor de 2 litros e duas opções de transmissão, uma caixa manual de cinco velocidades ou automática de quatro velocidades.

Coincidindo com uma leve atualização, surgiu o primeiro e único RAV4 descapotável. Apelando para aqueles que gostam de conduzir de cabelo ao vento, o descapotável provou ser uma versão engraçada mas de curta duração, pois não se repetiu nas futuras gerações.

/
Novo século, novos modelos

A segunda geração do Toyota RAV4 foi lançada em 2000, num segmento de mercado com muito mais concorrência, após os outros fabricantes terem visto o sucesso mundial do RAV4 e copiarem também este formato. A nova geração aceitou o desafio através da incorporação de componentes exclusivos do RAV4 e uma carroçaria mais espaçosa e mais resistente, melhorando os níveis de qualidade de condução e de ruído.

/

Para se manter bem-sucedido neste competitivo segmento de mercado, o RAV4 foi atualizado com a terceira geração em 2006. Assim como a geração anterior, a redução do ruído e vibração melhorou, mas a mudança mais notável foi a adoção de um sistema de tração nas quatro rodas não permanente. Este sistema também possibilitou, pela primeira vez no segmento, a integração da tração inteligente, que permite uma utilização eficiente entre 4x2 ou 4x4 permitindo uma redução no consumo de combustível e emissões, aliado ao controlo de estabilidade.

/
Energia elétrica

Após a introdução bem-sucedida de uma geração totalmente elétrico do RAV4, exclusiva na Califórnia em 1997, uma colaboração entre a Tesla Motors e do Centro Técnico Toyota do Michigan, em 2010, colocou o RAV4 EV no topo dos veículos tecnológicos (ainda disponíveis nos Estados Unidos). Cumprindo com as exigentes normas de zero emissões na Califórnia, o RAV4 EV foi utilizado por diversas empresas. Equipado com uma bateria de iões de lítio, movido por um motor elétrico de 154 CV este modelo possibilitava uma autonomia de cerca de 180 km – um verdadeiro feito na época.

/
O espírito do original

Com o lançamento da quarta geração na primavera de 2013, o RAV4 amadureceu elegantemente com o tempo. O novo estilo exterior apresenta um design mais elegante e mais refinado, mas sempre encarnando o espírito de ir para qualquer lugar como o original.

/

O mesmo DNA inovador igual ao primeiro modelo é ainda evidente na maneira como ele se comporta, seja um trajeto urbano ou um caminho de terra, o prazer de condução está sempre presente.

A incorporação de um novo interior, reunido com a tecnologia avançada, como o Sistema Integrado Dynamic Drive que adapta a direção e suspensão perfeitamente às condições da estrada, transmite ao condutor e passageiros um conforto único e uma perceção de qualidade elevada.

/
/

Há mais de 20 anos atrás o RAV4 mudou o mercado automóvel, oferecendo aos seus condutores uma liberdade e flexibilidade só disponível em carros muito maiores, pesados e mais caros na época. Não era mais uma opção de carro diversificado ou 4x4 confiável - foi simplesmente o RAV4.

A nossa política de privacidade

Utilizamos cookies no nosso site para lhe prestarmos um melhor serviço.  Se concorda, continue a usar o site, ou então veja como gerir as cookies.