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Toyota Mirai

Tudo o que precisa de saber sobre o novo automóvel a hidrogénio

O Mirai assinala o início de uma nova era de veículos. Utilizando hidrogénio - uma importante fonte de energia no futuro - como combustível para gerar eletricidade, o Mirai alcança um desempenho ambiental superior com a conveniência e prazer de condução esperado de qualquer carro.

O Mirai utiliza o Toyota Fuel Cell System (TFCS), que aplica tanto tecnologia de pilha de combustível como tecnologia híbrida, e inclui um novo módulo de pilha de combustível e novos depósitos de hidrogénio de alta pressão patenteados pela Toyota. O TFCS é mais energeticamente eficiente do que os motores de combustão interna e não emite CO2 ou outros poluentes quando é conduzido. Os condutores podem igualmente esperar o mesmo nível de conveniência oferecido por veículos com motor a gasolina, graças a uma autonomia generosa e a um tempo de reabastecimento de hidrogénio de cerca de três minutos.

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O Mirai oferece tudo o que se espera de um automóvel de última geração: um design imediatamente reconhecível; diversão na condução decorrente do comportamento superiormente estável proporcionado por um baixo centro de gravidade; e aceleração potente mas silenciosa gerada pelo motor elétrico.

Performance ambiental superior

A Mirai apresenta o TFCS, uma fusão da tecnologia de pilha de combustível com tecnologia híbrida. O sistema utiliza componentes desenvolvidos pela Toyota, incluindo o Módulo Toyota FC, o Conversor de Impulso FC e depósitos de hidrogénio de alta pressão.

Módulo Toyota FC

O novo Módulo Toyota FC atinge uma potência máxima de 114 kW (155 cv) e uma densidade de potência, que é líder mundial, de 3,1 kW/L (2,2 vezes mais elevada do que a do anterior modelo Toyota FCHV, que foi vendido em leasing limitado).

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Conversor de Impulso FC

Um novo conversor compacto de alta eficiência e de alta capacidade foi desenvolvido para aumentar a potência gerada no Módulo Toyota FC para 650 volts. O aumento da tensão tornou possível a redução do tamanho do motor elétrico e o número de células dentro do Módulo Toyota FC, possibilitando um sistema de pilha de combustível mais compacto mas mais potente, que assim reduz os custos do sistema.

Depósitos de Hidrogénio de Alta Pressão

Os depósitos com uma estrutura de três camadas feitos em plástico reforçado com fibra de carbono e outros materiais são usados para armazenar hidrogénio a uma pressão muito elevada de 70 MPa (70 megapascais, ou cerca de 700 bar). Em comparação com os depósitos de hidrogénio de alta pressão utilizados no modelo FCHV-adv da Toyota, a capacidade de armazenagem foi aumentada em aproximadamente 20%.

Superior estabilidade de comportamento e silêncio

O elevado rendimento do Módulo Toyota FC e o otimizado controlo de energia da bateria são determinantes para o motor elétrico e garantem uma potente capacidade de resposta a qualquer velocidade do veículo. Desta forma se produz um aumento imediato de binário ao mais leve pisar do acelerador, seguindo-se uma forte aceleração logo depois.

A estabilidade do comportamento e o conforto de rolamento são ambos melhorados graças ao posicionamento debaixo da zona central do piso do carro dos componentes principais do sistema como o Módulo Toyota FC e os depósitos de hidrogénio de alta pressão, para assim se conseguir um baixo centro de gravidade e uma excelente distribuição de peso pela dianteira e traseira. De realçar ainda o contributo da carroçaria de elevada rigidez, que apresenta uma rigidez reforçada na zona da suspensão traseira.

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Caraterísticas Aerodinâmicas

A cobertura completa debaixo do piso e as luzes laterais aerodinamicamente desenhadas reduzem a resistência à passagem do vento e contribuem para melhorar a eficiência de utilização do combustível e também para a estabilidade do comportamento em estrada. Os perfis aerodinâmicos na parte lateral dos grupos óticos traseiros melhoram igualmente a estabilidade em linha reta.

O sensacional silêncio é conseguido através do motor elétrico responsável pela locomoção do veículo e pela redução do ruído do vento, além de selagem completa de todas as partes da carroçaria, para além da utilização de materiais de absorção do som e de bloqueio de som otimamente colocados em todo o habitáculo, incluindo o uso de vidro de redução de ruído no pára-brisas e em todos os vidros das portas.

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O modo de apoio de travagem usa eficientemente a travagem regenerativa e melhora a performance da travagem quando o condutor deseja reduzir muito a velocidade do veículo, tal como acontece quando está a circular por descidas sinuosas em estradas de montanha.

Destaques do Toyota Mirai

O Mirai deverá começar a ser vendido no Japão em meados de dezembro e será lançado em alguns mercados europeus (Reino Unido, Alemanha e Dinamarca) a partir de setembro de 2015.

O futuro chegou e chama-se Mirai…

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