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Toyota disponibiliza livremente patentes da tecnologia a pilha de combustível

Para os construtores que pretendam desenvolver este
tipo de veívulos

A Toyota vai permitir o uso livre de direitos das suas licenças de patentes do FCV pelos construtores que pretendam desenvolver este tipo de veículos, durante o período inicial de lançamento no mercado, que se inicia agora e que vai durar por volta de 2020.

15-01-2015

Após a revelação do Toyota Mirai, o primeiro modelo no mundo a ser produzido em série com tecnologia de pilha de combustível (FCV), a Toyota Motor Corporation vai permitir a utilização livre de direitos de aproximadamente 5680 de patentes relacionadas com o seu sistema de células de combustível, incluindo todos os pedidos pendentes. Assim, a Toyota acredita que contribui significativamente para a proliferação deste tipo de tecnologia e acelerar a sua comercialização.

O construtor japonês considera importante incentivar a utilização dos veículos FCV, principalmente na fase de lançamento, acreditando que é vital que iniciativas concertadas entre produtores automóveis com as empresas de energia permitam a expansão de postos de reabastecimento de hidrogénio, ajudando e facilitando a sua utilização.

Toyota FCV
Toyota FCV

A Toyota vai permitir o uso livre de direitos das suas licenças de patentes do FCV pelos construtores que pretendam desenvolver este tipo de veículos, durante o período inicial de lançamento no mercado, que se inicia agora e que vai durar por volta de 2020. Esta iniciativa inclui patentes que são essenciais para a produção de FCV, tais como as relativas aos módulos de pilhas de combustível (aproximadamente 1970 patentes), depósitos de hidrogénio de alta pressão (cerca de 290 patentes) e tecnologia de controlo do sistema de pilha de combustível (aproximadamente 3350 patentes).

Para facilitar e permitir uma expansão mais rápida de postos de abastecimento de hidrogénio, a Toyota vai também proporcionar uma utilização livre de direitos (por tempo indefinido) de cerca de 70 licenças de patentes relacionadas com o abastecimento de hidrogénio, possibilitando a empresas que criarem e adaptarem ao fornecimento deste combustível mais rapidamente e com menor custo.

A Toyota sempre teve uma política de abertura em relação ao uso da sua propriedade intelectual, permitindo o licenciamento de patentes por parte de terceiros, contudo, apesar do investimento no desenvolvimento da inovadora tecnologia aplicada no FCV, a marca consente a utilização das patentes livremente, tendo como objetivo promover os veículos munidos com célula de combustível e contribuir ativamente para a criação de uma sociedade baseada no hidrogénio.

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