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Fábrica Toyota Ovar

Primeira Fábrica Toyota na Europa

A Toyota Caetano Portugal, então SALVADOR CAETANO I.M.V.T., S.A., cujo core business estava assente na produção de carroçarias foi fundada em 1946, tendo sido elaborado em 1968 o Contrato de Importação e Distribuição exclusiva dos veículos Toyota para Portugal entre a Toyota Motor Sales e a Salvador Caetano I.M.V.T., S.A.

Em 1971, com objectivo de dar resposta ao crescimento do Mercado, foi inaugurada a Fábrica de Ovar, primeira fábrica Toyota na Europa. A principal actividade desta unidade fabril estava assente na montagem de mini-autocarros (Caetano), montagem de comerciais ligeiros Toyota (Dyna e Hiace) e incorporação de componentes em veículos comerciais.

A presença da Toyota em Portugal ao longo das últimas décadas está associada à história da sociedade portuguesa, tendo evoluído em sintonia com esta. Logo passados 5 anos do início da comercialização da marca em território luso, em 1971, foi trazida para Ovar a primeira fábrica da Toyota a ser implantada na Europa, desde então em actividade e de onde exportou os modelos Dyna e Optimo, para além de ter produzido o modelo comercial Hiace.

Foi distinguida em 1999 com o Certificado em Qualidade, ISO 9001 e em 2004 com o Certificado em Ambiente, ISSO 14001.



Factos da Fábrica de Ovar:

Volume acumulado de unidades produzidas (até 31 de Dezembro de 2014) – 298.076 unidades.

Modelos produzidos – Corolla, Corona, Dyna, Starlet, Land Cruiser, Hilux, Hiace, Liteace e Optimo.

Mercado de exportação – França, Reino Unido, Espanha, Holanda, Bélgica, Dinamarca, Irlanda, Suécia, Áustria, Finlândia, Hungria, Ilhas Reunião, Alemanha, Noruega, Estónia, Polónia e África do Sul.

Capacidade produção (anual) – 3.000 unidades por ano, por turno.

Número de colaboradores – 190 colaboradores.

Área da Fábrica – total do terreno 310.618 m2; total Edifício 34.490 m2.

A partir de julho de 2015 a Fábrica de Ovar recebe um novo projecto.

Cronologia e Marcos importantes

1968

  • Salvador Caetano I.M.V.T., S.A. assina, a 17 de Fevereiro, o contrato de importação e distribuição exclusiva dos veículos Toyota para Portugal.
  • Salvador Caetano I.M.V.T., S.A. completava 22 anos de actividade como construtor de autocarros.

1971
  • Início de produção da Fábrica de Ovar a 24 de Março - primeiras unidades produzidas na Europa.
  • Campanha com slogan "A Toyota veio para ficar".

1977
  • Construção da Fábrica 2 em Ovar para fabrico de caixas de carga e contentores, autonomizando e melhorando prazos de entrega.

1978
  • Abertura da fábrica 2. Saída da linha de montagem de Ovar da unidade Toyota n.º 70.000, oferecida à Cruz Vermelha Portuguesa.

1980
  • Reconversão da Fábrica de Ovar para montagem exclusiva de veículos comerciais, no seguimento do anúncio da Lei sobre Montagem de Veículos Automóveis em Portugal.

1982
  • Produziu 100.000 unidades respondendo às exigências do mercado.

1986
  • Início da exportação, a partir de Ovar, do Land Cruiser, do mini-autocarro Mini Coaster e de sistemas de escape com marca Toyota para o mercado de reposição.

1987
  • Mercado em crescimento acentuado com o fim das limitações do comércio das marcas europeias (contudo mantiveram-se as restrições de venda para marcas japonesas).

1989
  • Produção acumulada em Ovar atinge 150.000 unidades.

1991
  • Fabricação mista Dyna/Hilux.

1993
  • Produção acumulada em Ovar de 200.000 unidades.

1996
  • Início de produção do mini-autocarro Optimo em Ovar (Optimo, nova designação do produto Mini Coaster).

2002
  • Início de exportação da Dyna.

2007
  • Nova Designação Social da Empresa Toyota Caetano Portugal S.A.

2011
  • Line-off Dyna 100.000

2014
  • Produção acumulada 298.076 unidades

2015
  • Início da produção do Land Cruiser série 70 exclusivamente para exportação, para o mercado da África do Sul.

Produção Dyna

Produção Hiace

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