Localizar um Concessionário
Marcar um Test-drive
Configure o seu Toyota
O Meu Toyota

Um Toyota, uma árvore

A Toyota contribui para tornar Portugal mais verde

Desde 2005 que a Toyota contribui para tornar Portugal mais verde, oferecendo à Natureza uma árvore por cada viatura vendida, no âmbito do projecto "Um Toyota, uma árvore".

Ao longo de vários anos de ações de reflorestação, a iniciativa "Um Toyota, Uma Árvore" tem desenvolvido e crescido de forma a permitir contribuir cada vez mais e de forma sustentável no tempo para a recuperação de zonas ardidas, baldias e terrenos áridos, recorrendo a uma escolha de plantas e arbustos florestais certificados e em harmonia com a biodiversidade da área a plantar.

Um Toyota, uma árvore
Em que consiste o Projeto “Um Toyota, uma Árvore”

A primeira ação de plantação aconteceu em Setembro de 2005 em Alcanena, com a participação de vária figuras públicas e a qual teve como objetivo responder com a oferta de árvores a uma zona que tinha sido devastada por incêndios nos anos anteriores. Até então, a Comunicação Social ajudou a alertar para o flagelo, sem resposta ou apoio, dos incêndios florestais que todos os anos vinha a reduzir a área verde de Portugal.

Em resposta a este apelo da floresta, a Toyota lançou em 2005 aquele que viria a ser um dos projetos mais estruturados e sustentados ao longo dos anos, com uma contribuição modesta, mas autêntica, de árvores para apoiar a repor a biodiversidade das nossas florestas. Desde então, a Toyota tem contado com a coordenação e implementação de entidades parceiras, especializadas em reflorestação e intervenção na Natureza para além de várias localidades e municípios recetoras de árvores.

Um Toyota, uma árvore

De forma a podermos envolver os nossos clientes nesta oferta simbólica, o projeto destina uma árvore por cada automóvel Toyota novo vendido. Ao realizarmos esta oferta fazemos com que uma planta de um cliente cresça para uma oferta coletiva que faz a diferença no final do ano, em igual número do volume de carros vendidos. Em pouco mais de 5 anos, cada nova árvore plantada fez crescer a floresta Toyota para quase 100.000 árvores por contributo dos clientes que escolheram a nossa marca.

Um Toyota, uma árvore
Áreas e locais a plantar no território nacional

A Toyota recorre à listagem de áreas necessitadas de árvores para plantar fornecida e previamente selecionadas pelas entidades parceiras deste projeto. Nesta lista de necessidades surgem apenas áreas na posse ou sob gestão de entidades públicas, áreas comunitárias / públicas ou baldios, que tenham recentemente sido percorridas por incêndios florestais ou com clara necessidade de recuperação florestal ou ambiental.

Todas as zonas inscritas neste programa de plantação tem que obedecer a vários critérios e requisitos para garantir a correta preparação, plantação e manutenção da zona a receber as plantas durante um período alargado.

Assim, a escolha das áreas a plantar é feita pela Toyota, mediante os locais inseridos no programa da reflorestação das entidades parceiras e responsáveis pela plantação. Entre as dezenas de localidades possíveis e que solicitam as árvores a Toyota escolhe mediante as características dos locais, ou mediante a agenda de plantações simbólicas que planeia realizar com Clientes ou Convidados.

Em todas as ofertas de árvores da Toyota são promovidas acções simbólicas de plantação com Clientes, Escolas ou outros Públicos. Contudo apenas alguma centenas são plantadas nestas acções. A totalidade das plantações decorre na responsabilidade de quem recebe as árvores.

Acompanhamento do crescimento das árvores

Existe um acompanhamento das zonas por um período de 2 anos. Durante este período, todas as árvores certificadas que foram plantadas mas que não vingaram são substituídas e repostas. Todavia as entidades que recebem as árvores tem que garantir que realizam manutenção ao espaço plantado por um período de 10 anos. Hoje, as plantações realizadas pelo "Um Toyota, uma árvore" como Alcanena, Coimbra ou Vila de Rei são um espelho do bom crescimento e contributo da Toyota para a biodiversidade.

A Toyota opta por não realizar a monitorização da captação de carbono, sendo esse um resultado inerente das plantações e que serve um fim de comunicação activa que este projecto não privilegia. Desta forma a Toyota garante a sustentabilidade deste projecto, plantando mais árvores ao longo dos anos.

Um Toyota, uma árvore
Um Toyota, uma árvore
Projeto “Um Toyota, uma Árvore” faz parte da responsabilidade social da Toyota

A politica de responsabilidade social da Toyota é gerida a longo prazo, tendo uma actuação proactiva no campo ambiental. O programa de reflorestação e de biodiversidade "Um Toyota, uma árvore" é um dos projectos chave desta politica da Toyota, sendo reconhecido mundialmente. Tratando-se de um modelo de actuação que destina 95% do investimento para a contribuição efectiva, com a plantação de árvores, a Toyota ambiciona fazer crescer este projecto ao longo de muitas décadas, permitindo criar uma mancha verde Toyota por todo o país.

Ano Local Árvores plantadas
2005 Alcanena 4.000
2006 Caminha 1.000
2006 Coimbra 12.000
2006 Vouzela 12.000
2007 Idanha a Nova 3.500
2007 Ponte da Barca 500
2007 Vila de Rei 6.000
2008 Guarda 9.000
2008 Pitões das Júnias 1.000
2008 Pombal 10.000
2009 Celorico da Beira 9.000
2009 Piódão 1.000
2009 Sever do Vouga 3.000
2010 Paredes de Coura 5.000
2010 Sardoal 2.500
2010 Cinfães 3.000
2011 Loures 3.000
2011 Mangualde 2.000
2011 Vieira do Minho 3.000
2011 Pedrógão Grande 1.000
2012 Abrantes 500
2012 Portalegre 2.000
2012 Valongo 3.000
2013 São Pedro do Sul 4.000
2013 Ferreira do Zézere 2.000
2014 Arouca 3.000
2014 Ourém 3.000
2014 Fundão - Serra da Gardunha 3.000
2015 Caminha - Vilar de Mouros 5.000
2015 Alcanena 5.000
2016 Zambujeira do Mar 1.000
2016 Madeira 5.000
2016 Arcos de Valdevez 5.000
2017 Alenquer + Covilhã (serra Estrela) 10.000
2018 Mação 7.000
2018 Gondomar 4.000
2019 Distribuição dia da árvore 21/3/2019 1.300


155.300

Saiba mais sobre...

Toyota é a marca automóvel mais valiosa do mundo segundo o estudo 2020 da BrandZ Toyota é a marca automóvel mais valiosa do mundo segundo o estudo 2020 da BrandZ Toyota é a marca automóvel mais valiosa do mundo de acordo com o relatório BrandZ Top 100 Most Valuable Global Brands 2020. O valor da marca é de 28,3 mil milhões de dólares (25,2 mil milhões de Euros) e está colocada 8 lugares à frente da seguinte marca automóvel. É a única automóvel no Top50. Caetano Auto Santa Maria da Feira vence prémio europeu de excelência atribuído pela Toyota Motor Europe Caetano Auto Santa Maria da Feira vence prémio europeu de excelência atribuído pela Toyota Motor Europe Toyota Motor Europe (TME) anunciou os vencedores do “Ichiban Award 2020”, no qual Portugal foi reconhecido através de Toyota Caetano Santa Maria da Feira. Mais de 2.500 concessionários europeus esforçam-se por prestar um serviço de excelência aos clientes e pela honra de ser um dos 45 vencedores. Toyota lança máquina de revestimento através de estampagem, que reduz significativamente o impacto ambiental Toyota lança máquina de revestimento através de estampagem, que reduz significativamente o impacto ambiental Toyota lança máquina de revestimento através de estampagem, que reduz significativamente o impacto ambiental. A Toyota pretende expandir o uso desta nova máquina, que transforma o processo de revestimento, através da rede Mikado Technos / Kanematsu no Japão. As primeiras seis mensalidades no Yaris e Auris usados são por conta da Toyota As primeiras seis mensalidades no Yaris e Auris usados são por conta da Toyota Toyota Plus, o programa de usados certificados, com financiamento da financeira da marca, vai apoiar os portugueses no pagamento das primeiras 6 prestações no Yaris ou Auris. Por 99€ / mês pode contar com o Yaris 1.0 VVT i de 2018 e 2019 ou por mais 50€ com o Auris 1.4 D-4D de 2017 e 2018.
Toyota oferece acesso gratuito ao THUMS, o software de segurança virtual de corpos humanos Toyota oferece acesso gratuito ao THUMS, o software de segurança virtual de corpos humanos Toyota irá disponibilizar gratuitamente o software de segurança – THUMS (Total Human Model for Safety), a partir de janeiro de 2021. O THUMS é um programa virtual do corpo humano para análise computacional de lesões corporais causadas em colisões de veículos para atingir uma mobilidade mais segura. Toyota lança campanha de check-up de verão Toyota lança campanha de check-up de verão Numa aposta clara na segurança, a Toyota propõe condições aliciantes no após-venda para o regresso à estrada neste período de verão. Oferta de Check-up de verão, que verifica mais de 20 pontos principais de segurança do Toyota e serviço especial de Higienização. PROACE CITY eleva Toyota ao Top 4 no segmento de Veículos Comerciais em maio PROACE CITY eleva Toyota ao Top 4 no segmento de Veículos Comerciais em maio Novo furgão compacto PROACE CITY, lançado em abril, impulsiona a Toyota para o Top 4 na venda de veículos comerciais ligeiros em maio. Com versões de mercadorias e de passageiros e várias combinações de motorização e comprimento, este Toyota insere-se no segmento de furgões de classe 1 de portagem. Toyota é novamente líder na venda de veículos eletrificados em Portugal Toyota é novamente líder na venda de veículos eletrificados em Portugal A Toyota vendeu de janeiro a maio de 2020 em Portugal 1554 viaturas híbridas. Durante os primeiros 5 meses de 2020, a percentagem de Toyota eletrificados representa 64,7% do total de vendas. A Toyota é líder na venda de veículos eletrificados desde 2014
Configurações de Cookies

A Toyota usa cookies no site para lhe poder fornecer um serviço mais completo e funcional. Se está satisfeito com atuação, continue a usar o site normalmente ou descubra como alterar as suas configurações de cookies aqui.