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Segurança passiva e THUMS

Proteção vital de que necessita quando sofre um acidente.
Equipamentos de segurança passiva, como cintos de segurança e airbags, bem como a estrutura da carroçaria do carro, são cruciais para minimizar o impacto de uma colisão. A Toyota procura a segurança sem concessões através de análise e inovação contínuas.
  • Segurança no mundo real

    Num acidente, os cintos de segurança vão mantê-lo no lugar? Os airbags protegerão a sua cabeça? De que forma o impacto afetará o seu corpo? Para garantir a segurança no mundo real, a Toyota analisa acidentes reais e incorpora esse conhecimento nos seus desenvolvimentos de segurança passiva. Obviamente, tecnologias novas ou aprimoradas não podem ser testadas em pessoas e os manequins dos testes de colisão tradicionais correspondem apenas ao peso e tamanho dos corpos humanos – não à sua natureza complexa ou à maneira como as pessoas se movem instintivamente em situações perigosas. A Toyota superou esse desafio criando o modelo virtual de simulação do corpo humano THUMS (Total Human Model for Safety).

  • THUMS – o modelo humano virtual mais avançado do mundo

    O THUMS permite entender as lesões reais que as pessoas podem sofrer num acidente de trânsito. Este boneco virtual inclui elementos do corpo humano, como ossos, músculos e órgãos internos. Pode ser um homem sentado ou a caminhar, mulher ou criança, de diferentes idades. Tal complexidade e flexibilidade fazem do THUMS um dos sistemas mais avançados para simular e analisar lesões causadas por forças externas. A Toyota está constantemente a melhorar o THUMS. Em 2015, uma funcionalidade foi adicionada para simular um condutor ou passageiro a preparar-se instintivamente antes de um acidente; movimentos que influenciam possíveis lesões.

  • Disponibilização tecnologia para todos

    O THUMS pode ser usado para uma ampla gama de aplicações, mesmo em áreas não automotivas. Como um fabricante responsável com o objetivo de criar felicidade para todos, a Toyota tornou o THUMS acessível a todos gratuitamente, sendo já usado por outros grandes fabricantes de automóveis, como Audi, Volvo, Renault e Daimler, bem como por componentes automotivos e fornecedores de peças. Além disso, a NASA usou-o no processo de design da Orion, uma nave espacial que abriu caminho para levar o homem a Marte. Também foi utilizado para ajudar a projetar carros de competição mais seguros, raquetes, capacetes de futebol americano e sapatos que evitam lesões.


“Comparado com os manequins físicos comummente usados em testes de colisão de carros, o THUMS permite analisar lesões relacionadas com colisões com mais detalhes, porque modela com precisão as formas e a durabilidade dos corpos humanos, levando em consideração variáveis como género, faixas etárias, tamanhos corporais e posturas. O THUMS pode ajudar a melhorar a segurança e o conforto numa gama mais ampla de aplicações. É por isso que a Toyota quer espalhar o uso do THUMS além da indústria automotiva, tornando-o disponível gratuitamente.”
Tjark Kreuzinger, Senior Manager de R&D Safety Research da TME