O Desafio Ambiental 2050, anunciado em 2015, compreende seis "desafios" separados que abrangem todos os aspetos da Empresa, o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, e o papel como um facilitador para pessoas e comunidades para aprender e melhorar o contexto e o ambiente natural à sua volta.
DESAFIO 1
Novas viaturas com zero emissões de CO2
Este desafio pressupõe a redução das emissões de CO2 das viaturas Toyota em 90% até 2050, comparando com os níveis registados em 2010.
Para cumprir este desafio os motores convencionais vão ser mais eficientes, promovendo o desenvolvimento da próxima geração de viaturas com baixas emissões ou zero emissões de CO2, incluindo as versões híbridas, híbrido plug-in, elétrico e a célula de combustível.
Carros que utilizem combustíveis alternativos e mais limpos para o ambiente, podem ter um grande impacto quando são absorvidos pelo público. Assim sendo, a Toyota vai trabalhar para os tornar amplamente disponíveis e incentivar o desenvolvimento das respetivas infra-estruturas de abastecimento - estações de serviço e pontos de carregamento, por exemplo - necessários para apoiar a sua utilização.